Formando novos profissionais para a Florestal

Data 4/5/2022 18:50:23 | Assunto: Assunto

Formando novos profissionais para a Florestal


Garantir, hoje, mão de obra qualificada e especializada é parte do nosso trabalho. É pensando nisso, e em contribuir com a formação profissional de jovens, que o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), também conhecido como Escola Técnica de Ortigueira, oferece aos alunos do curso de Manutenção de Máquinas Pesadas, o aprendizado prático discutidos em sala de aula, em conjunto com a Klabin.


Essa parceria com a empresa acontece de duas formas. Uma delas é por meio do Programa de Estágio para os alunos. Durante o terceiro semestre do curso, os estudantes passam por um período de um mês como estagiários da Klabin, enriquecendo o conhecimento no nosso Centro de Treinamento e em outras áreas da Manutenção Florestal. É nesse momento que eles têm um contato mais próximo com os equipamentos e com as atividades profissionais que deverão desempenhar após a formação.


A outra maneira que a parceria ocorre é por meio do Programa de Mantenedor Trainee.  Após a conclusão do curso, é promovido um processo seletivo entre os alunos aprovados. Os selecionados, de acordo com o número de vagas disponíveis, são contratados para atuar como Mantenedor Trainee no Centro de Treinamento de Manutenção Florestal por um período de seis meses. Depois desse tempo, eles passam a integrar um Pool de Mecânicos, podendo, posteriormente, serem efetivados pela Companhia.


Atualmente, como resultado desse Programa, temos quatro Trainees contratados. Eles foram selecionados entre os formandos da primeira turma do Curso de Manutenção de Máquinas Florestais do CEEP, iniciada em 2020 e concluída no fim de 2021. Em janeiro deste ano eles passaram na seleção. “E esse é um Programa que vai se renovando. A cada turma que é concluída, inicia uma nova. Ou seja, ele é contínuo. Em agosto, por exemplo, já começa uma turma nova”, destaca Gilberto Junior, Supervisor de Treinamento Técnico da Klabin.


Mais conhecimento, mais qualificação


Além de terem a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, os nossos Trainees aprendem muito nesse Programa. Eles passam por uma carga intensa de treinamentos, incluindo aprendizados sobre hidráulica, elétrica, mecânica, soldagem, além de toda a parte do acompanhamento teórico e prático nos equipamentos. Depois, eles fazem a interação com os técnicos responsáveis pelas manutenções das máquinas.


No Centro de Treinamento, os Trainees também têm acesso a tecnologias de última geração que contribuem ainda mais para a qualificação profissional. Um bom exemplo disso é o treinamento com o uso de realidade virtual, em que o jovem profissional, com o uso de um equipamento específico, é colocado em um ambiente virtual onde ele executa a manutenção de uma máquina e tem o seu desempenho avaliado antes de partir para a realização do serviço em modelo real. Há ainda a Máquina Escola, um aparelho desenvolvido especificamente para ser utilizado para treinamento.


“Com todo esse suporte, a gente vê claramente a evolução deles. Eles saem do curso com uma visão mais superficial da manutenção, mas quando chegam aqui e vão para a prática conseguem ter a efetividade. O retorno para eles acontece de uma forma muito rápida em termos de aprendizagem. E, por outro lado, a Klabin tem impactos bem positivos em termos de qualidade da mão de obra”, comenta Gilberto Junior.






Está notícia foi publicada no Centro Estadual de Educação Profissional Florestal e Agrícola de Ortigueira
http://www.orgceeportigueira.seed.pr.gov.br

Endereço desta notícia:
http://www.orgceeportigueira.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=11